segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Projeto natal luz ecológico

PROJETO NATAL LUZ ECOLÓGICO

JUSTIFICATIVA
A perspectiva ambiental consiste num modo dever o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a inter-dependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida. Em termos de educação, essa perspectiva contribuem para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da equidade.

OBJETIVOS
Propõe-se que o trabalho meio ambiente contribui para que os alunos sejam capazes de:
- conhecer e compreender de modo integrado e sistêmico as nações básicas relacionadas ao meio ambiente;
- adotar postura na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interação construtiva, justas e ambientalmente sustentáveis;
- observar e analisar fatos do ponto de vista ambiental, de modo critico reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio ambiente saudável e uma boa qualidade de vida;
- perceber, em diversos fenômenos naturais encadeamentos e relações de causa-efeito que condicionam a vida no espaço e no tempo, posicionando-se criticamente diante das condições ambientais de seu meio;
- compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem aplicando-os no dia a dia;
- identificar-se como parte integrante da natureza percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.

CONTEÚDOS
- palestras relacionadas ao meio ambiente
- musica Planeta Azul
- contagem
- seriação e classificação
- coordenação motora fina e ampla

DESENVOLVIMENTO
A Escola Especial Maria do Rosário Torre juntamente com a associação comercial e a mulher empresarial participam da campanha de recolhimento de garrafas PET.
A cada doação de garrafas recebidas o doador é presenteado com uma camiseta com slogan da campanha “NATAL FELIZ”.
Durante a campanha deu-se inicio ao trabalho junto aos alunos do Profissionalizante e Oficina Terapêutica, com orientação dos professores especializados em Educação Especial, direcionando as atividades, respeitando a individualidade e limite de cada aluno.

PROCEDIMENTO DO TRABALHO
Inicia o trabalho com a seriação das garrafas, lavagem, secagem, recorte com uso da tesoura, trabalhando o modelo de folhas, flores e fundo.
Preparação do arame em vários tamanhos usados para montagem e dar formas aos arranjos.
Após, cada arranjo montado é feito a escolha das cores ( verde, vermelho, prata e azul ), a pintura é realizada através de um compressor para que o trabalho seja de melhor qualidade.
A partir do momento dos enfeites prontos estes são armazenados em um grande galpão aguardando o fechamento de todo projeto, para que sejam expostos na ultima semana de novembro, na Praça dos Expedicionários e Avenida Paulo Libânio, primeiramente comemorando o aniversário da cidade e o Natal de 2008.
Todo trabalho de desenvolvimento dos enfeites são feitos nos espaços da Sala de Oficina na quadra de esportes da própria escola e no pátio escolar.

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante todo desenvolvimento do trabalho em equipe de como os alunos estão se desempenhando diariamente seu comportamento em relação ao ambiente escolar, até o termino do Projeto “Natal feliz”.





quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A educação que desejamos

A escola é um espaço para a comunicação, desenvolvimento e aprendizagem de conteúdos.
Com a tecnologia cada vez mais avançada, os professores necessitam de uma maior preparação.
Há várias oportunidades de cursos à distância, cabe a cada profissional da educação a sua integração a essa tecnologia, o acesso a informatica deve ser trabalhada aos poucos, pois muitos não tem tempo ou não estão preparados para as mudanças tecnologicas.

Tirinhas

“Que resistências você tem em relação a tecnologia? Tais resistências estão relacionadas com um posicionamento crítico ou apenas com a dificuldade de lidar com tal aparato?”

A resistência em relação à tecnologia está relacionada com a dificuldade de lidar com o computador. O curso nos ajudará nesse sentidos, facilitando nossas pesquisas. e atividades pedagógicas para oferecermos aos nossos alunos. Lembrando-nos sempre que também não poderemos deixar de lado a leitura de bons livros.

Fronteiras Digitais

O Vídeo do filme ”Fronteiras Tropicais¨nos fez refletir sobreO Vídeo do filme ”Fronteiras Tropicais¨nos fez refletir sobreO Vídeo do filme ”Fronteiras Tropicais¨nos fez refletir sobreO Vídeo do filme ”Fronteiras Tropicais¨nos fez refletir sobreO Vídeo do filme ”Fronteiras Tropicais¨nos fez refletir sobreO Vídeo do filme ”Fronteiras Tropicais¨nos fez refletir sobreO Vídeo do filme ”Fronteiras Tropicais¨nos fez refletir sobreO Vídeo do filme ”Fronteiras Tropicais¨nos fez refletir sobreO Vídeo do filme ”Fronteiras Tropicais¨nos fez refletir sobreO Vídeo do filme ”Fronteiras Tropicais¨nos fez refletir sobreO Vídeo do filme ”Fronteiras Tropicais¨nos fez refletir sobreO Vídeo do filme ”Fronteiras Tropicais¨nos fez refletir sobreO Vídeo do filme ”Fronteiras Tropicais¨nos fez refletir sobre

O Vídeo do filme ”Fronteiras Digitais¨nos fez refletir sobre as mudanças ocorridas com o computados e a Internet em nossos lares e nas escolas. Enquanto muitos pais ainda naco acessam a informática, seus filhos já navegam na Internet em busca de outros meios de informação.

Muitas escolas ainda continuam com o seu método Tradicional de Ensino, ou seja, carteiras em fileiras e o professor dono do saber, mas sm mudar seus meios de ensino, a postura do quadro de giz, enquanto em casa ele tem acesso a informática,tornando assim as aulas na escola sem motivação.

sábado, 18 de outubro de 2008

Relatório final sobre o Curso,Int. Educ.Digítal

Ao realizar a inscrição no curso a intenção era de que a mesma estivesse noção básicas para aprender , tive muita dificuldade, curso acelerado com cursistas também com dificuldade como a minha, uma situação bem clara que preciso urgentemente me capacitar sem comodismo. O curso foi ótimo, espero que ao termino deste ,eu já tenho uma iniciativa para aprender mais breve possível como trabalhar com a tecnólogia.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

curso introdução à introduçâo digital

Eu sou a Nilva, estou gostando do curso apesar de achar muito difícil, mas estou conhecendo pessoas novas.